DIRETOR(A) DE ESCOLA
COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO
LÍNGUA PORTUGUESA:
Compreensão e interpretação de texto. Tipologia e gêneros textuais. Figuras de linguagem. Significação de palavras e expressões. Relações de sinonímia e de antonímia. Ortografia. Acentuação gráfica. Uso da crase. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis e seus empregos no texto. Locuções verbais (perífrases verbais). Funções do ?que? e do ?se?. Formação de palavras. Elementos de comunicação. Sintaxe: relações sintático semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (período simples e período composto por coordenação e subordinação). Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto. Elementos de coesão. Função textual dos vocábulos. Variação linguística.
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE LEGISLAÇÃO MUNICIPAL:
Lei Complementar Municipal n.º 144/2005 ? atualizada e/ou alterada (Estatuto do Magistério Público Municipal e Plano de Carreira e de Remuneração para os Integrantes do Quadro do Magistério Público Municipal de Francisco Morato).
Lei Orgânica do Município de Francisco Morato (atualizada e/ou alterada)
Regime Jurídico dos Funcionários Públicos do Município de Francisco Morato (Lei Municipal n.º 1.527/1994 atualizada e/ou alterada).
LEGISLAÇÃO E CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS:
Concepções históricas, filosóficas e sociológicas da Educação. Teorias da aprendizagem. Correntes e tendências pedagógicas. Educação inclusiva. A educação escolar como direito e dever do estado. Financiamento da educação. Cultura e diversidade. Democracia e Cidadania. Violência escolar. Tecnologia, mídias e educação. Interdisciplinariedade, transversalidade e pedagogia de projetos. Relação professor-aluno-escola-família-comunidade. Currículo. Projeto Político-Pedagógico. Didática, planejamento, metodologia e avaliação no processo ensino-aprendizagem. O ensino e a Base Nacional Comum Curricular.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:
- BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Artigos 205 a 214.
- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
- BRASIL. Lei n.º 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Cap. IV: Do direito à educação.
- BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CP nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Anexa o Parecer CNE/CP nº 3/2004.
- BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n.º 470, de 14 de maio de 2024. Institui a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 14 maio 2024.
- BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Anexa o Parecer CNE/CEB nº 7/2010.
- BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CP nº 1, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Anexa o Parecer CNE/CP nº 8/2012.
- BRASIL. Ministério da Educação. Escola segura: como lidar com conteúdos de violência online e conversar com crianças e jovens sobre o tema. [S.l.]: MEC, [s.d.].
- BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular ? BNCC. Brasília: MEC, 2017. Introdução e estrutura.
LDB - BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN).
ECA - BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e dá outras providências. - ODS 4 (Educação de Qualidades).
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
Projeto Político-Pedagógico. Gestão educacional. Currículo e Avaliação. Didática e Formação de Professores. Gestão Democrática e Formação Continuada. Educação. Planejamento e Projeto Político-Pedagógico.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:
- VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Papirus.
- PLACCO, Vera Maria N. et al. O coordenador pedagógico e o processo de mudança. Loyola.
- LUCK, Heloísa. Gestão Educacional: uma questão paradigmática. CEAD/PUC Minas.
- CORTELLA, Mario Sérgio. A escola e o conhecimento ? fundamentos epistemológicos e políticos. Cortez editora.
- MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à Educação do Futuro. Cortez editora.
- SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Artmed.
- HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora. Mediação.
- LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Cortez.
- TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Vozes.
- OLIVEIRA, Dalila Andrade. Gestão Democrática da Educação: atuais tendências, novos desafios. Autêntica.
- PLACCO, Vera Maria N. & ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O coordenador pedagógico e a formação docente: reflexões e perspectivas. Loyola.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Paz e Terra.
- LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar. Cortez.
- ARROYO, Miguel. Ofício de Mestre: imagens e autoimagens. Vozes.
- PARO, Vitor Henrique. Gestão Democrática da Escola Pública. Cortez editora
- PARO, Vitor Henrique. Diretor Escolar ? educador ou gerente? Cortez editora
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