Educador Infantil
Língua Portuguesa:
Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.
Matemática:
Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal; Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples ou composta; Equações do 1º ou do 2º graus; Sistema de equações do 1º grau; Grandezas e medidas ? quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; Relação entre grandezas ? tabela ou gráfico; Tratamento da informação ? média aritmética simples; Noções de Geometria ? forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales.
Raciocínio lógico-matemático. Leitura e interpretação de dados estatísticos ? gráficos e tabelas
Conhecimentos Específicos:
Educação infantil ? conceito e objetivos. Higiene e cuidados com a criança. Auxílio e orientação quanto à alimentação da criança; noções básicas de nutrição infantil. A importância do estímulo ao desenvolvimento infantil. Auxílio no desenvolvimento de brincadeiras e atividades lúdicas e recreativas. Atenção à criança: brincar junto com ela, escutá-la, dialogar com ela ? tom de voz, modos de falar com a criança. Aspectos do desenvolvimento da criança (físico, social, cognitivo e afetivo). Cuidados físicos com a criança; noções de primeiros socorros. Importância do ambiente seguro, protegido e afetuoso na educação infantil. Conhecimento da organização e da conservação dos maternais e do ambiente da creche e da pré-escola; noções básicas de assepsia, desinfecção e esterilização do ambiente. Organização: espaço, tempo, rotina diária. Procedimentos básicos para atendimento aos pais; acompanhamento de entrada e saída de crianças; auxílio a atividades previstas no planejamento escolar. Trabalho em equipe. Noções de ética e cidadania. Noções básicas de relações humanas. Combate ao bullying (Lei nº 13.185/2015 ? Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática).
Estatuto da Criança e do Adolescente ? Lei Federal nº 8.069/90: artigos 1º ao 6º; 15 ao 18-B; 53 ao 59; 131 ao 137.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394/96.
BRASIL/MEC/CNE/CEB. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil ? Brasília, 2009. BRASIL/MEC. Base Nacional Comum Curricular ? A Etapa da Educação Infantil.
BRASIL/MEC/SEB. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças ? Brasília, 2009.
BRASIL/MEC/SEB. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil ? Brasília, 2009. BRASIL/MEC/SEB. Brinquedos e brincadeiras de creches: manual de orientação pedagógica ? Brasília, 2012.
JUNDIAI. Manual de Boas Práticas no Atendimento da Rede Municipal de Ensino. Jundiaí/SP: 2020. TIRIBA, Léa. Crianças da Natureza.
Estatuto dos Funcionários Públicos (Lei Complementar nº 499 de 2010) e alterações.
FALK, Judit. Educar os três primeiros anos: a experiência Pikler-Lóczy. São Paulo: Omnisciência, 2022. IGNACIO, Renate Keller. Aprendendo a andar, aprendendo a confiar: O desenvolvimento do movimento da criança pequena segundo Emmi Pikler. São Paulo: Monte Azul, 2019.
SOARES, Suzana Macedo. Vínculo, movimento e autonomia: educação até 3 anos. São Paulo: Omnisciência, 2020
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