PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL I
Português:
Questões que possibilitem avaliar a capacidade de Interpretação de texto, envolvendo de forma contextualizada, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal.
Informática:
Sistema Operacional Microsoft Windows; Microsoft Office: Editor de textos Word e Planilha Excel; Internet e ferramentas Microsoft Office (2013, 2016).
LEGISLAÇÃO:
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988 e suas atualizações ? Artigo 5º, Artigos 37 ao 41, 205 a 214 e 227 ao 229.
BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga Convenção Internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência e seu protocolo facultativo. Brasília, DF, 2009.
BRASIL. Lei Federal nº 8069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. (Artigos 1º ao 6º, 15 ao 18, 53 ao 69, 225 ao 258).
BRASIL. Lei Federal nº. 9394, de 20 de dezembro de 1996 ? Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, incluídas alterações ocorridas até 16 de outubro de 2024, por meio da Lei Federal nº 15.001/2024.
BRASIL. Lei Federal nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 ? Estabelece a diretriz da educação nacional para incluir na rede de ensino a obrigatoriedade da temática ?História e Cultura Afro ? Brasileira?.
BRASIL. Lei Federal nº 10.793, de 1º de dezembro de 2003. Altera a redação do Artigo 26, § 3º, e do Artigo 92 da Lei Federal 9394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
BRASIL. Lei Federal 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática ?História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena?.
BRASIL. Lei Federal n.º 13.005, de 26 de junho de 2014 que aprova o Plano nacional de educação. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providencias.
BRASIL. Lei Federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 01/04, de 17 de junho de 2004 ? Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
BRASIL. Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017 - Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 1, de 25 de maio de 2021. Institui diretrizes operacionais para a educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Educação de jovens e adultos a Distância. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular- Texto Base, 2018.
ESTADUAL:
SÃO PAULO ? Currículo Paulista, homologado pela Resolução de 06/8 de 2019.
MUNICIPAL:
CUBATÃO. Lei Municipal nº 325/59 ? Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais de Cubatão.
CUBATÃO. Lei Complementar nº 22 de 25 de junho de 2004 - Dispõe sobre o Estatuto e Plano de Carreiras do Magistério Público Municipal.
CUBATÃO. Regimento Escolar do Sistema Municipal de Ensino de Cubatão ? Homologado pelo parecer CME, em 29/01/2020.
CUBATÃO. Decreto Municipal nº 10.684, de 7 de dezembro de 2017- Regulamenta os arts. 28 e 29 da Lei Complementar nº 22, de 25 de julho de 2004 e dá outras providências.
CUBATÃO. Resolução nº15/SEDUC/GS de 10 de outubro de 2017. Regulamenta o artigo 25 da Lei Complementar 22/2004, em conformidade com A Lei Federal 11.738/2008.
CUBATÃO. Decreto nº 11.794, de 23 de dezembro de 2022 ? Regulamenta a Lei nº 4.202, de 13 de julho de 2022 que cria o Programa Avança Escola, define suas finalidades, diretrizes e estabelece outras providências correlatas.
CUBATÃO. Lei Municipal nº 4.202, de 13 de julho de 2022. Dispõe sobre a criação do Programa Avança Escola, e dá outras providências.
CUBATÃO. Lei Municipal nº 4.223, de 23 de setembro de 2022. Altera dispositivos da Lei Municipal nº 4.202, de 13 de julho de 2022, que dispõe sobre a criação do Programa Avança Escola, e dá outras providências
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS:
ALARCÃO, Isabel. Professores. Reflexivos em uma Escola Reflexiva. 6ª ed. São Paulo: Cortez 2008. CÁSSIO, Fernando (Ed.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. Boitempo Editorial, 2019.
CASTORINA, José Antônio et al. Piaget e Vygotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia: diálogo e conflito. Cortez Editora, 2015.
HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine. Fake news, pandemia e os multiletramentos digitais. In: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine. Imagens do Pensamento - organizadores. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020, p. 24-52.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.
HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora ? Uma prática em construção da Pré-escola à Universidade. Porto Alegre: Mediação 1998.
MANTOAN, Maria Teresa Égler e colaboradores. Inclusão Escolar. O que é? Por quê? Como fazer. São Paulo: Moderna, 2003.
MOLL, Jaqueline. Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Penso Editora, 2009.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.
PONCE, Branca Jurema. O currículo e seus desafios na Escola Pública Brasileira: em busca da justiça curricular. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 3, p. 785-800, set./dez. 2018.
ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Campinas: Autores Associados, 2021.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2021.
SHULMAN, Lee S.. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec. |Nova série, [S.l.], v. 4, n. 2, junho 2015. ISSN 2237-9983.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2004.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. - 5ª ed. - Petrópolis: Vozes, 2002.
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
BARBIERE, Stela. Interações: onde está a arte na infância? São Paulo: Blucher, 2012
BECCHI, E. et al. ideias orientadoras para a creche: a qualidade negociada. Campinas, SP. autores associados, 2012. Trad. Maria de lourdes Tambaschia Menom (Coleção formação de professores. série educação infantil em movimento).
BRASIL. Ministério da Educação. ? Base Nacional Comum Curricular? A etapa da Educação Infantil - BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Brasilia. MEC/SEB, v. 1, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasilia. MEC/SEB, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Campos de experiências: efetivando direitos e aprendizagens na educação infantil. [texto final Zilma de Moraes Ramos de Oliveira]. São Paulo: Fundação Satillana, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brinquedos e Brincadeiras de creches: manual de orientação pedagógica. Brasília: MEC/SEF, 2012.
DIDONET, Vital. A avaliação na e da educação infantil. In: GUIMARÃES, Célia Maria; CARDONA, Maria João; OLIVEIRA, Daniele Ramos (Orgs.). Fundamentos e práticas da avaliação da educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2014, p. 339-355.
EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Tradução de Deyse Batista. Porto Alegre: Artmed, 1999. FOCHI, Paulo. Afinal, o que os bebês fazem no berçário? Comunicação, autonomia e saber-fazer de bebês em um contexto de vida coletiva. Porto Alegre: penso, 2015.
GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; SOUZA, Renata Junqueira de (org). Literatura e educação infantil: livros, imagens e prática de leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016.
HOFFMANN. Jussara. Avaliação e Educação Infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 2014.
MAJEM, Tere; ÒDENA, Pepa. Descobrir brincando. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.
OSTETTO, L. E. (Org.). Encontros e Encantamentos na Educação Infantil. 6. ed. Campinas, SP.: Papirus, 2000.
Prova Simulada Da Organizadora IBAM
Para maiores informações, por favor visite a página do fabricante .