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Professor de Desenvolvimento Infantil

Professor Educação Infantil

 

LÍNGUA PORTUGUESA:

Interpretação de textos diversos. Principais tipos e gêneros textuais e suas funções. Semântica: sinônimos, antônimos, sentido denotativo e sentido conotativo. Emprego e diferenciação das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo, verbo, advérbio, preposição e conjunção. Tempos, modos e flexões verbais. Flexão de substantivos e adjetivos (gênero e número). Pronomes de tratamento. Colocação pronominal. Concordâncias verbal e nominal. Conhecimentos de regência verbal e regência nominal. Crase. Ortografia (conforme Novo Acordo vigente). Pontuação. Acentuação. Figuras de linguagem. Funções da linguagem. Vícios de linguagem. Discursos direto, indireto e indireto livre.

 

MATEMÁTICA:

Conjuntos: linguagem básica, pertinência, inclusão, igualdade, reunião e interseção. Números naturais, inteiros, racionais e reais: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação. Média aritmética simples. Máximo divisor comum. Mínimo múltiplo comum. Medidas: comprimento, área, volume, ângulo, tempo e massa. Regra de três simples e composta. Porcentagem, juros e descontos simples. Operações com expressões algébricas e com polinômios. Equações e inequações do 1º e 2º graus. Interpretação de gráficos. Sistemas de equações de 1º e 2º graus. Progressões aritmética e geométrica. Geometria Plana: elementos primitivos. Teorema de Tales. Teorema de Pitágoras. Áreas de triângulos, paralelogramos, trapézios e círculos. Áreas e volumes de prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas. Raciocínio lógico e sequencial. Unidades de medida (metro, centímetro, milímetro, decâmetro, decímetro, hectômetro e quilômetro).

 

NOÇÕES DE INFORMÁTICA:

Conhecimentos sobre princípios básicos de Informática. Dispositivos de armazenamento. Periféricos de um computador. MS-Windows 10: configurações, conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2013 e 2016. Aplicativos do Pacote Microsoft Office 2016 (Word, Excel e Power Point). Configuração de impressoras. Correio Eletrônico (Microsoft Outlook): uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Navegação na Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas. Uso dos principais navegadores (Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome). Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.). Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage).

 

Legislação:

LEI Nº 584, DE 24/06/1987 Dispõe sobre o Regime Jurídico dos Funcionários Públicos do Município de Embu-Guaçu.

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Visão histórica da Educação Infantil no Brasil.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

Concepção de Educação Infantil, de infância e de criança.

O imaginário infantil.

O professor de Educação Infantil: Perfil.

Desenvolvimento infantil: físico, afetivo, cognitivo e social.

Relação entre o cuidar e o educar.

A construção do raciocínio matemático.

Pensamento e linguagem, leitura e escrita, letramento.

A instituição e o projeto educativo.

O brincar e o brinquedo. Construção das diferentes linguagens pelas crianças: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e ambiente e matemática.

O jogo como recurso privilegiado. Avaliação do processo educativo na Educação Infantil.

A criança e a Educação Infantil: história, concepções. Teorias de aprendizagem e desenvolvimento infantil.

Planejamento na Educação Infantil.

Eixos do trabalho pedagógico na educação infantil: as brincadeiras e as interações.

Avaliação na educação infantil.

A organização do tempo e do espaço na educação infantil.

O cotidiano na creche: espaço, rotina, afetividade, alimentação, higiene, cuidados essenciais.

O professor de educação infantil.

Projeto Político Pedagógico: princípios e finalidades.

O jogo e a educação infantil.

A brincadeira de faz-de-conta: lugar do simbolismo, da representação e do imaginário. Cadernos pedagógicos MEC: Caderno 2 (Alfabetização), Caderno 6 (Cultura e Arte) e Caderno 8 (Promoção da Saúde).

A Etapa da Educação Infantil (Base Nacional Comum Curricular ? páginas 35 a 55).

Constituição da República Federativa do Brasil (Art. 205 a 214).

Resolução CNE/CEB nº 2, de 11/09/2001 (Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica).

Educação Inclusiva: Fundamentação Filosófica ? Ministério da Educação ? Secretaria de Educação Especial.

Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (Lei Brasileira de Inclusão).

Lei nº 11.494/07 (FUNDEB).

Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Primeiros Socorros.

 

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